segunda-feira, 8 de abril de 2013







Até 2016 país pode ter 100% das crianças nas escolas.


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o Brasil tem condições de conseguir matricular 100% das crianças a partir de 4 anos na escola até 2016. "80% dos alunos de 4 e 5 anos já estão matriculados, esses 20% que faltam o Brasil tem todas as condições de superar até 2016", afirmou o ministro em evento com líderes empresariais em São Paulo. O governo publicou uma lei que obriga os pais a matricularem seus filhos na escola a partir dos 4 anos.
Segundo Mercadante, o MEC dará "todo o apoio para as prefeituras" para garantir as vagas para as crianças e para formar e contratar professores. O ministro afirmou que isso vai "ajudar muito a melhorar a educação de todas as crianças de 4 e 5 anos". A fiscalização dos governos municipais para que cumpram a regra, de acordo com o ministro, já é feita pelo Ministério Público.
O ministro afirmou ainda que a exigência de matricular pelo menos 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches também é uma meta que está inclusa no Plano Nacional de Educação (PNE) e com a qual "o MEC já trabalha intensamente".
www.globo.com

5 comentários:

  1. Isso com certeza é uma grande evolução para educação brasileira. Espero que realmente até 2016 estejam todas as crianças matriculas e o quanto antes a porcentagem de analfabetos possa diminuir fazendo nos tornar um país digno de dar exemplos referente à educação.

    ResponderExcluir
  2. Essa obrigação não vai ser um "avanço na educação", mas será um progresso para o aluno no contexto de socialização, integração e desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  3. O nosso Ministro da Educação não está errado quando diz que o Brasil tem condições de matricular 100% das crianças de 4 anos até 2016, no entanto, sabemos,que o Brasil teria condições de fazer essas matriculas hoje se fosse cumprido o que determina Constituição Federal, no que diz respeito a aplicação da porcentagem da arrecadação da receita da União, Estados e Municípios na educação; O que é uma pena, e uma vergonha para nossos políticos. Esperemos 2016.

    ResponderExcluir
  4. Essa alteração não faz toda a diferença mas já é um passo muito importante para uma educação melhor, pois além do dever traz o direito e os recursos para as crianças estarem logo cedo em uma escola diante de uma aprendizagem, o que traz a ela no futuro um melhor desenvolvimento em aspectos como a socialização com outras crianças, as regras da escola, o convívio com pessoas diferentes e o mais importante seu desenvolvimento cognitivo.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma noticia ótima para nosso pais ! estamos evoluindo cada vez mais

    ResponderExcluir